Eveh

Dicas para o vestibular da Fuvest parte II

Posted on: novembro 26, 2007

A preparação para a 2ª fase do vestibular da Fuvest requer uma rotina de estudos mais moderada, já que o aluno que passou na 1ª fase obteve bastante conhecimento durante o ano. O que ele tinha de aprender já aprendeu. Agora é hora de revisar e aprofundar conceitos com tranqüilidade, para não aumentar o nível de ansiedade e fortalecer os pontos fracos revelados na prova de primeira fase.

Nesse período, os candidatos têm a vantagem de poder focar os estudos somente nas matérias que serão cobradas de acordo com a carreira escolhida. Outra dica do coordenador é rever as provas discursivas aplicadas em anos anteriores. Treinar a resolução como se estivesse fazendo o vestibular auxilia o aluno a medir o tempo para cada questão, lembrando que a 2ª fase pode ser feita com mais calma, já que há mais tempo para cada questão.

Em relação à redação, que é obrigatória e vale metade da prova de língua portuguesa, os professores recomendam treino diário. Faça pelo menos uma redação por dia, sobre os temas mais diversos, como atualidades e assuntos polêmicos. É também uma maneira de treinar a escrita, para a prova discursiva.

Assim como em toda a preparação, o candidato deve reservar algumas horas para relaxar e praticar atividades físicas. O equilíbrio entre estudo e lazer é a melhor maneira de estar tranqüilo e confiante para a prova.

Dia da prova
Como se trata de questões discursivas, o aluno deve atentar para a apresentação da prova. É importante lembrar que, ao contrário dos exames de múltipla escolha, esta prova será corrigida por pessoas, que precisam compreender a letra do aluno. A organização das respostas e das idéias conta muito.

Para as provas das áreas de exatas,  é necessário cuidado com a resolução, já que em provas escritas o candidato precisa detalhar a resolução e não simplesmente dar a resposta. Não há muito espaço, portanto a resolução deve ser compacta, sem passar pelos mínimos detalhes.

A dica sobre o espaço também vale para as outras disciplinas. O aluno precisa ter poder de síntese, já que a Fuvest só aceita a resolução dentro do espaço destinado a ela.

Se o candidato estiver bem preparado, conseguirá fazer a prova sem dificuldades, mas, é importante ter em mente: O ideal é resolver primeiro as questões mais fáceis, deixando as mais difíceis para o final.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Calendário

novembro 2007
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Categorias

%d blogueiros gostam disto: