Eveh

Tire algumas dúvidas sobre os direitos na faculdade

Posted on: novembro 5, 2007

Estudante universitário tem um monte de obrigações: é lição, trabalho, mensalidade. Mas também tem seus direitos.

A universidade pode proibir a rematrícula, caso tenha passado o prazo final?

Pode. Isso faz parte do regulamento de cada universidade. Se o estudante ingressou, é porque concorda com as normas e tem de obedecê-las. Mas também cabe à faculdade divulgar essas normas e datas.

O aluno que ficou em débito no semestre anterior pode entrar na faculdade, participar das aulas e realizar provas?

Não. A faculdade pode proibir a continuidade dos estudos de alunos inadimplentes ao fim de semestres (se o curso for semestral) ou de cada ano (se for anual). Porém, se o curso é anual, a faculdade não pode proibir o estudante de assistir às aulas no meio desse período devido à inadimplência.

Se o aluno estiver com pagamento atrasado, a faculdade pode proibir de fazer a rematrícula?

Se o curso for semestral, a escola não é obrigada a rematriculá-lo para o semestre seguinte. Se for anual, a instituição não é obrigada a fazer a rematrícula para o ano seguinte. Caso o aluno pretenda continuar o curso, deve seguir a recomendação da instituição. A universidade pode, por exemplo, propor condições para a renegociação da dívida.

Minha faculdade proíbe a entrada de alunos em débito. Existe alguma lei que me protege deste tipo de ação? Qual é ela?

Isso é prática abusiva. Se o estudante for proibido de entrar na faculdade por inadimplência, pode recorrer ao Procon ou ao Poder Judiciário. A lei federal que trata das anuidades escolares é a 9.870, e é ela que protege o estudante.

Não consegui renovar a matrícula, tentei renegociar, mas as condições que me ofereceram não eram suficientes. Posso continuar assistindo às aulas?

Não. Nesta situação o estudante não está rematriculado e não pertence mais à faculdade. Ele tem um débito e precisa quitá-lo. O estudante pode tentar renegociar a dívida ou pode abandonar o curso.

Minha faculdade não permite a entrada do aluno que esquece a carteirinha mais do que três vezes. Isso é permitido?

Sim. Se faz parte do regimento da escola, a instituição pode proibir a entrada dos estudantes que esquecem o documento. Se está previsto no regulamento, o estudante tem de acatar. É preciso consultar as normas de cada instituição, que podem variar.

As faculdades podem recusar inscrições de candidatos que tenham atingido a pontuação exigida no vestibular, por eles terem o nome sujo (SPC ou na Serasa)?

Não. O Procon entende que isso é uma prática abusiva. A faculdade é uma instituição que não oferece um crédito. O que a universidade faz é prestar um serviço. Se acontecer isso, o estudante pode ir ao Judiciário e pedir uma liminar para ingressar no curso. Além do que, o candidato pagou a inscrição do vestibular e, nesse ato, não foi orientado sobre a matrícula.

A faculdade pode cobrar pelo fornecimento de uma declaração?

Uma simples declaração não pode ser cobrada. Em São Paulo, existe uma lei estadual que permite a cobrança do diploma e do histórico escolar. É a lei estadual 12.248 e permite que o diploma tenha custo de até 5 Ufesps (que equivalem atualmente a R$ 71,15). O histórico escolar pode ter o custo de até 30% do valor do diploma em São Paulo, o que equivale a R$ 21,35.

A Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da cobrança em 13 universidades privadas paulistas. O Ministério Público Federal (MPF) entende que o documento já tem o custo embutido ao longo das mensalidades, e que não deve ser taxado. Estudantes de instituições de São Paulo podem denunciar a cobrança da taxa de emissão do documento ao MPF pelo site www.prsp.mpf.gov.br/digidenuncia.htm. Alunos de outros estados podem buscar a procuradoria da região, já que esse tema vem sendo tratado em diversas partes do país.

Tenho um professor carrasco que, quando tentamos tirar dúvidas, é grosseiro. Como faço para reclamar dele?

A questão não cabe ao Procon, mas o estudante pode e deve procurar o Centro Acadêmico da faculdade e a direção da instituição. É importante tentar o diálogo com o docente antes de formalizar a reclamação na busca da conciliação. O Procon recebe reclamações objetivas, como falta de equipamentos que foram prometidos em contrato ou excesso de estudantes por sala de aula.

90 Respostas para "Tire algumas dúvidas sobre os direitos na faculdade"

Faço parte da comissão de formatura, e tem alunos de minha turma que não irá colar grau, mas querem tirar foto com a turma, fotos estas que irão aparecer no convite da turma. Eles podem aparecer nestas fotos? A faculdade pode proibir?

Boa tarde!

Antônio,
É o seguinte, isso é algo interno de cada Universidade, não é uma lei que pode barrar ou não, não conheço nenhuma que proíbe a foto da turma inteira mesmo tendo alguns que não irão fazer a colação.

Além do que proibir isso seria horrível… ter a foto da turma inteira é uma recordação de muitos anos de esforço a qual não deveria deixar ninguém de fora!

Bjos

Sou aluna de biomedicina do 3 ano meu curso é semestral e nao fiz ainda a minha rematricula , ja começou as provas na minha faculdade , o prof pode me tirar da sala e nao me deixar fazer a prova ?? Tem alguma lei q ampare o aluno nesta situaçao .
Obrigada responde por favor

Boa tarde!

Alina Martelli,

O consumidor deverá honrar com o contratado, caso contrário se sujeitará às sanções e medidas legais cabíveis. Entretanto, a Instituição de Ensino não poderá aplicar quaisquer penalidades pedagógicas por motivo de inadimplência do aluno, conforme dispõe o art. 6º da Lei 9.870/99. Assim, a adoção de medidas que visem o constrangimento do consumidor, tais como suspensão de provas escolares, retenção de documentos escolares, penalidades pedagógicas, etc, não são admitidas por parte das escolas. (conforme dispõe o art. 6º da Lei 9.870/99.).

Em caso de constrangimento, por parte da instituição por razão de atraso no pagamento ou outro tipo de inadimplemento, você poderá procurar o Procon ou ingressar com ação judicial.

Bjos

Ainda não fiz a rematrícula do meu curso de administração na faculdade, estou comparecendo a faculdade todos os dias e fazendo as provas, ainda poderei fazer a rematrícula? Se posso, quais argumentos posso ter para conversar com a diretoria do curso?
Obrigada!

olá, boa tarde! destranquei minha faculdade, só fiz destrancar quando fui pagar a primeira mensalidade me disseram q o prazo tinha terminado, então não paguei e não cursei, mas destranquei, o q faço? ou melhor o q acontece, até hj não gerou nenhum boleto não chegou na minha casa q eu saiba, o q tenho de fazr? posso me matricular em outro curso? oa vai estar gerando boleto sem eu saber? obrigada,

Bom dia sou estudante de Pedagogia no Estado de Rondônia, e gostaria de tirar uma dúvida.

Sou bolsisita do PROUNI e pago o valor de 50% da mensalidade do curso acima mencionado, logo pelo fato de eu ser evangélica (ADVENTISTA) não é permitido assistir as aulas nas sexta-feiras a noite.

Contudo eu tranquei as matérias que eu normalmente cursaria as sexta-feiras, para cursa-las ao final do meu curso, e com isso a mais de 02 anos eu pago integralmente o valor destas matérias e a faculdade me informou que quando eu for cursa-las terei que paga-las novamente, sem a ajuda do PROUNI.

Pelo amor de deus o que eu faço? estou desesperada.

Pois não possuo condições financeiras para me manter sozinha tenho em vista que sou bolsista.

Ateciosamente

/simone

Boa tarde!

Simone,

Infelizmente você terá que paga-lás novamente e sem ajuda do ProUni, pois essas matérias ficaram como DPs.
Quando você for cursa-las, converse com o setor financeiro da instituição e negocie o valor das mensalidades, prove que você não tem condições de pagar, para que eles lhe de uma bolsa ou um desconto ou um financiamento em cima dessas mensalidades.

Obrigada

Eveh

TERMINEI O ÚLTIMO ANO DE PEDAGOGIA,E ESTOU DEVENDO ALGUMAS MENSALIDADES, PORÉM ESTOU DESEMPREGADA MAIS PASSEI EM UM CONCURSO PUBLICO E PRECISO DE UMA DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO E O HISTÓRICO ESCOLAR NOS QUAIS PAGUEI AS TAXAS. A FACULDADE PODE NEGAR DE ENTREGAR ESSES DOCUMENTOS?

Bom dia!

Lisa,

Esses documentos não podem serem negados pela faculdade, o único documento que eles não liberam se você não terminar de pagar as mensalidades é o diploma.

Obrigada!

Eveh

Senhores, bom dia!
Eu já terminei a faculdade e ainda tenho uma DP que farei este semestre. Mas a faculdade quer me cobrar como rematrícula o valor integral do curso e a partir do mês que vem o valor da DP. é certo cobrar o valor integral, considerando esta o valor da mensalidade de Janeiro? Tem alguma lei que proiba?

Obrigada
Simoni

Bom dia! Estou com uma duvida em relação a formatura, conclui meu curso e por perder meu emprego, não consegui honrar uma parte do acordo e algumas mensalidades; a Universidade pode me impedir de fazer a colação de grau?

Olá, minha faculdade pelo segundo semestre consecutivo me proibe de fazer minha inscrição em disciplinas acusando um debito inexistente. conversando com alguns colegas fiquei sabendo que tudo isso esta sendo causado por erro do banco de recnhecer os documentos pagos.. nao sei explicar direito…mas e um problema da universidade com o banco… não quero ficar tendo que todo semestre ir la para provar que paguei pq eles nao tem organização para identificar os pagamentos. cabe alguma ação contra a universidade?

Bom noite!

Sou bolsista do pró uni e no ultimo semestre tive que pagar uma multa na biblioteca da faculdade pelo atraso na entrega de um livro. Porém ouvi dizer que o bolsista do pró uni não tem que pagar esses tipos de multa e nem gastos com xerox, pois são pagos pelo governo. Gostaria de saber se isso é verdade.

Obrigada

Suelen

Renegociei minha dívida com a faculdade e não consegui quitá-la. Fui impedido de cursar o semestre seguinte e me parece que foi inserido, na nova dívida, as mensalidades desse semestre. Isto é legal? Se não for, o que faço?

Paulo.

Oi Meu nome é Silvana e sou aluno do curso de direito em uma Faculdade na Paraíba. E gostaria de saber o seguinte:

Quando prestei vestibular nesta Faculdade eu prestei para Administração, cursei um periodo e fiz uma transferencia interna para engressar na turma de direito pedindo dispensas nas desciplinas equivalentes pagas.
Só que durante o curso após o término do 1° periodo fiz a apção de querer transferir para uma outra faculdade. Como Faculdade que quero entrar já havia passado o periodo de vestibular, eu tive que prestar vestibular novamente na Faculdade que estudara. Após aprovação tive a má notícia de que teria que pagar a matricula e depois a taxa de transferencia e também as taxas de pedido de dispensa de disciplinas. Está correto me cobrarem a todas essas taxas??

Me senti roubada!!

Na Faculdade que vou transferir também terei que pagar matricula e taxa de pedido de dispença de disciplina.

Aguardo Respostas,

Grata,

Silvana Letícia

Boa noite,

por favor, gostaria que me esclarecesse uma dúvida.

Cursei 1 ano de faculdade particular.

Efetuei todo pagamento do primeiro período (6 meses), fiz a rematrícula e comecei a cursar o segundo período, cursei o segundo período todo (6 meses) e não paguei nenhum mês.

Não fiz a rematrícula para o terceiro período, pois fui impedida pela faculdade, disseram que eu deveria pagar toda a dívida (6 meses do segundo período) para rematricular.

Não tendo condições de quitar a dívida abandonei o curso (não fiz a rematrícula e não paguei os 6 meses cursados).

Entrei no curso em agosto de 2004.
Abandonei o curso em julho de 2005.
Na época devia R$3.102,00 (6 x R$517,00)

Hoje (30/01/2009) a empresa de crédito contratada pela faculdade está me cobrando (R$4.537,00).

Tentei entrar em acordo, mas para mim não é possível pagar o que eles propuseram (uma entrada de R$2.000 mais 6 x R$422,00), propus pagar de outras formas, com mais divisões, e disseram que o máximo que podem fazer é isso.

Terei que pagar da forma que eles estão propondo?

Desde já, muito obrigada.

oi, estou no ultimo semestre em Pedagogia passei no concurso mas não pude assumir , pois alegaram que não tinha o curso completo , gostaria de saber se existe alguma lei que me favorece , pois já tenho letras e falta meses para o termino .Me ajudem .

Minha faculdade a UCAM, mudou esse ano o contrato de matrícula onde o aluno deverá pagar o valor integral no mês de Janeiro e Fevereiro e no segundo semestre, em Julho e Agosto, sendo que antes era só cobrado o mês de Janeiro e Julho como renovação de matrícula. Agora com esse novo contrato, vou ser prejudicado, pois antes o mês que era cobrado, era referente ao mês de férias, ou seja ninguém tinha aula, agora esse segundo mês de mensalidade integral fez com que o aluno que só se matriculou em 4 matérias (exemplo), vai ter que pagar por 6 em Fevereiro e em Agosto e o aluno que se matriculou em 7 ou 8 matérias, vai ser beneficiado nesses dois meses por pagar somente por 6 matérias. Em resumo os diretos não estão sendo iguais para todos os alunos, pois os que fazem mais materias vão ser beneficiados durante dois meses do ano letivo e os que fizerem menos materias devido a problemas financeiros, vão ser prejudicados por duas vezes ao ano pagar a mais em relação a grade de 4 matérias.

A Universidade pode fazer esse tipo de cobrança?

Isso não seria uma cobrança abusiva seguido de desigualdade entre os alunos?

Obrigado!

Olá Suelen,

Olha infelizmente nunca ouvi falar sobre isso, realmente desconheço totalmente essa informação.
Desculpas!!!

Abraços
Eveh

Amigo fez uma faculdade que achou fraca no interior do país . Agora quer fazer novamente o mesmo curso numa faculdade na capital . Ele pode fazer ? pode eliminar algumas disciplinas ? deve ter o mínimo de disciplinas pra conseguir o diploma nessa nova faculdade né ?

Boa noite!

Sou aluna de Direito da Universidade São Judas Tadeu em São Paulo. Tenho um dúvida referente à cobrança do valor integral do curso de alunos que cursam apenas DP’s. Na São Judas, quando o aluno pega a 4ª DP ele tem que parar o curso, cursar as DP’s e depois continuar, porém neste ano em que o aluno está cursando apenas DP’s a faculdade cobra o valor integral do curso, ao invés de cobrar apenas o referente as DP’s. Apesar de estar previsto no Manual do Aluno, eles podem fazer isso? Fiquei sabendo que um aluno da FMU impetrou um Mandado de Segurança contra a faculdade reclamando exatamente isso e que a decisão foi favorável a ele, porém não encontro este MS para auxiliar na minha carta de solicitação à Diretoria Financeira da SJ para que eles me cobrem apenas o valor da DP, vocês podem me ajudar?

Obrigada.
Gabriela

Não tenho acarteira de estudante ainda,mas tenho um contrato financeiro e de matrucula,isso serve como base para provar que sou estudante universitaria?Já que preciso de algo que prove que sou estudante?

Olá, estudo em uma faculdade particular, no meu curso de letras (presencial) estamos na última turma, pois não houve procura no último vestibular, então somos os últimos desse curso nesta faculdade, neste semestre eu deveria estar fazdo 5 cadeiras, e estou fazdo 4, sendo que esta 5ª não tem mais ninguém para fazer, pois estão todos fazdo, eu não pelo fato de não ter $ no momento, então na secretaria da faculdade me informaram que pra eu poder me formar eu terei que pagar essa cadeira de forma intensiva (em 10 dias) e pagar um valor absurdo por esse intensivo, pediram pra que eu assinasse uma declaração que estava ciente disto e tal, eu não assinei, pelo fato de achar que se está no currículo da faculdade eles são obrigados a me oferecer regular, mesmo que seja somente eu. Tem alguma lei que proteja o aluno em relação a essa situação?

=Estou em debito com a minha faculdade que é a distancia, fiz varias negociações , mas eles foram inrredutives , mas não estou me negando a pagar mas infelizmente o valor ficou muito alto e no momento não tenho como pagar , gostaria de saber se eu tenho como tentar renegociar com eles, já que estou perto de terminar a faculdade. me ajude!!!!!!!!

Boa tarde, Antonio!

Ele pode fazer outra faculdade sim, porém quem que ver se a grade é a mesma, caso seja ele consegue eliminar algumas matérias sim.
Nesse caso é tudo uma questão de negociação com a faculdade.

Att,

Eveh

Boa tarde, Luziane!

Com o contrato de matricula já está provando que você é universitária.
Caso você queria fazer carteirinha de estudante, leve a matricula ou os boletos que estão sendo pagos com o comprovante de pagamento.

Abraços,

Eveh

Boa tarde, Erika!

Tenta uma nova negociação com eles, com um valor que de para você pagar sem problemas.

Abraços

Eveh

Eu já terminei a faculdade e ainda tenho uma DP que estou fazendo esse semestre. Mas a faculdade me cobrou como rematrícula o valor integral do curso e o valor mensal é de 10% do curso, porém fiz um tecnologo, e eles estão cobrando como se fosse mais caro do que um curso de Bacharelado. É certo cobrar o valor integral, considerando esta o valor da mensalidade de Janeiro? Tem alguma lei que proiba? Como posso contestar o valor que está sendo cobrado ?

Grata.

Boa noite!
Estou estudando em uma Faculdade, fazendo o quarto período de administração. Nessa Faculdade quando era aplicada uma prova pelo professor e que alguém não tivesse condições para fazê-la, o professor combinava com o aluno para aplicar em outra oportunidade. Porém, nesse ano, a Faculdade está exigindo que os professores aplique uma prova todos os meses. No dia 03/04/09, um dos professores aplicou a prova, e dos treze estudantes que formam esta turma, ficaram 06 sem fazer essa prova, cada um com seus respectivos motivos._ Eu, por exemplo, pelo fato de ter levado o meu filho à Cidade de Belo Horizonte/MG para fazer exames que aqui no interior não tem. E como não bastasse, a Faculdade está exigindo a cobrança de uma taxa de R$ 10,00 por estudante, para permitir a realização dessa prova.
Na minha análise, a Faculdade tem o direito de cobrar a segunda chamada da Avaliação Final do período, porque para isso é necessário a convocação do corpo docente, em período extracurricular. Se a prova mensal for cobrada, não poderá ser aplicada em horário das aulas, pois essa, além de estarem pagas pela mensalidade, de uma forma ou de outra, serão prejudicados os demais colegas e ou os que farão a prova.
Pergunto: A Faculdade pode cobrar essa taxa para a aplicação pelo professor de outra prova para os alunos que perderam? E se sim, pode ser no mesmo horário das aulas curriculares?
Desde já agradeço.
JBG.

estou em debito com minha faculdade mas mesmo assim posso pedir uma declaração de que estou concluindo o curso para entregar a minha empresa.

Bom dia João Bastista!

A faculdade pode cobrar pela prova devido você não ter comparecido na obrigatória, mas se você levou atestado devido ter levado seu filho ao médico, a situação muda, pois apresentando o atestado ela já não pode mais cobrar.
Todas as faculdades que eu conheço e tem essa política de cobrar a segunda prova (caso não compareça na primeira) elas fazem essa prova fora do horário de aula.

Abraços,

Eveh

Oi, gostaria muito de uma ajuda?

Fiz eliminação de matéria e terminei meus estudos, não tenho histórico escolar devido a isso, só tenho do ensino fundamental, mas tenho uma declaração enquanto não sai o diploma, dizendo que conclui os estudos.

Nesse caso, como posso me matricular no vestibular, como proceder e quais documentos nescessários?

Moro em São Paulo, na Capital.

Obrigada!!!

Ola… é verdade que existe uma lei que diz que não deve ser cobrado pela DP??? se existir esta lei… qual lei é esta…??

Bom dia, Vanessa!

Seria interessante se informar na faculdade onde pretente prestar vestibular.

Abraços,

Eveh

Bom dia, Rafael!

Infelizmente, não poderei te ajudar, pois desconheço se existe essa lei.

Abraços,

Eveh

Eveh, muito obrigada pela atenção, vou me informar direitinho.
Beijos e brigadão.

Boa Noite.

Estou no penúltimo semestre , e deveria ir para o último periodo. Minha faculdade naõ permite que alunos ingressem no semestre final, com DPs. Gostaria de saber, se posso ser impedido de continuar com o curso.Um detalhe: A DP é desse semestre,ou seja, não tive a oportunidade de cursá-la.

Bom dia, Felipe!

Realmente algumas faculdades exigem que não tenha nenhuma DP para prosseguir no ultimo semestre. Porém como a DP é desse semestre seria interessante que voce fosse até a coordenação e conversasse com o coordenador do seu curso, para ele lhe indicar uma melhor forma de solucionar o seu problema. Caso contrário terá que ficar um semestre cursando apenas essa DP.

Abraços,

Eveh

Tenho uma DP e a faculdade está me impedindo de cursar o 8o. semestre.

Eles me informaram que eu tenho que fazer a DP no próximo semestre e somente em 2010 cursar o último semestre em 3 meses on-line, cabe uma ação judicial para que eu possa cursar o 8o. semestre com a DP?

Obrigada.

Prezados Senhores, meu professor de direito penal entrou numas que não pode usar código com anotações feita pelo aluno, ela como não dá matéria no caderno nós usamos o código e as anotações importantes anotamos no rodapé, bem na p2 ele tirou meu código falei que não era cola pedi para ele olhar na frente de toda turma e ele não quiz. fiquei de exame com ela e na prova de exame além dele ter ofendido uma outra aluna ele novamente veio para meu lado falei para ele que não era cola e ele tirou minha prova, ou seja não me deu nenhuma chance, pedi para ele olhar as anotações que não era relacionada com a prova e ele grosseiramente foi me empurrando para a porta e ainda bateu com a porta na minha cara, provurei minha cordenadora do curso de direito a mesma falou que iria conversar com o professor, na sexta-feira me dirigi novamente a cordenadora que falou que o professor falou que não ocorreu nada em sala de aula que ele só tirou minha prova todos os alunos que não eram poucos que estavam em sala de aula presenciaram o ocorrido que foi muito ruim, inclusive me abalando psicológicamente para que eu prestasse outras provas ao longo da semana, pela demora de minha cordenadora acho que ela irá ficar a favor do professor , como devo proceder perante esta situação.
sem mais

oi gostaria de saber se eu posso colar grau devendo um materia

Olá Eveh,

Gostaria de uma informação e pelo que vi, tens o maior prazer em ajudar no que lhe cabe o conhecimento.

Seguinte, a minha situação é essa:

Fiz os seis primeiros semestres do curso de Administração de Empresas, na cidade de Curitiba. No mês de Fevereiro, transferi o meu curso para Salvador, apresentando toda a documentação necessária, inclusive o comprovante de pagamento da matrícula em Curitiba (Ou seja, mensalidade de Janeiro).

Ao realizar minha matrícula, fui informado de que ao apresentar o comprovante de pagamento de Janeiro, esse mês seria “abonado” do meu carnê, ou seja, não seria necessário o pagamento deste.

Para iniciar as minhas aulas, me foi entregue um boleto que eles denominaram de “Matrícula”, que eu deveria pagar na data e em outra ocasião, me foi dado um carnê com mais 5 parcelas (Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho).

Eu entendi que o documento que eu pagaria, era referente a Fevereiro, já que eu apresentei o comprovante de Janeiro e seria “abonado”.

No final do semestre, fui até a Instituição de Ensino e descobri que o mês de Fevereiro estava em aberto, alegando que eu não havia pago. A primeira ação que tomei, foi informar que eu paguei lá em Curitiba o mês de Janeiro e que eles haviam me cobrado novamente, um valor que eu achava ser referente a Fevereiro.

Fico me perguntando se a culpa foi minha de não prestar atenção nisso, ou se eles deveriam ter realmente abonado.

Duas coisas que eles me disseram e que não concordo:

- O dever de avisar que já tinha pago era seu, então, não deveria ter pago o boleto que lhe demos. Pagou porque quis…

- No boleto que você pegou no dia, dizia que era referente a janeiro, pois estava escrito: 2009.1

O que você acha? Primeiro, acho que não é minha obrigação lembrá-los que já paguei a mensalidade de janeiro, sendo que entreguei o documento no ato de transferência e segundo que esse é um procedimento adotado por eles, abonar a matrícula de quem vem transferido de outra instituição de ensino, desde que apresente comprovante.

Fora que era o último dia para me transferir, um funcionário me entrega o boleto e fala: Você precisa pagar ainda hoje…

Ok, quem sou eu para discutir? Fui lá e paguei!

E outra coisa, isso me impede de me transferir para outra Faculdade? Pelo que li, a Lei 9870 permite que um aluno se transfira mesmo com pendências financeiras. Correto?

Pode me orientar?

Desde já agradeço

Abraços!

Caio

Bom dia, Alessandra.

Infelizmente acredito que não, pois toda a faculdade informa que você não pode levar DP pro último semestre, não vou te garantir, mas lembro de ter escultado alguma coisa que essa norma era imposta pelo MEC, então seria melhor você se informar melhor na faculdade e no MEC também.

Abraços,

Eveh

Bom dia, Soraia!

Bom você deve continuar indo a coordenação relatando o que está acontecendo, se eles não resolverem procura seus direitos de outra forma, pois não é porque o professor é de penal que ele pode abusar dos direitos que ele tem sobre o aluno.

Abraços,

Eveh

Bom dia, Caio!

Infelizmente não vou poder te ajudar nessa, pois não sei exatamente como funciona os direitos do aluno em caso de transferencia.
Desculpas

Abraços,

Eveh

Acabei minha faculdade em 1995 e peguei dp d euma materia nesse ultimo ,ano no ultimo semestre, acabei nao fazendo , , por motivos pessoais , pensei em fazer mais tarde, mais tarde qdo fui procurar me disseram que tinha “caducado” , ou seja perdi meu investimento de 4 anos na metodista de Sao bernardo,tudo por causa de 0,5 ponto na nota , enfim , esta correto isso?obrigada pela atençao! espero resposta
atenciosamente
angela

Bom dia, Angela!

Seria aconcelhavel você procurar uma advogado para verificar o que está ocorrendo e se realmente pode caducar. Esse caso é muito sério.

Desculpas por dessa vez não poder te ajudar.

Abraços,

Eveh

Olá Eveh,
Boa Tarde !

Tenho uma dúvida em relação as taxas cobradas pela faculdade para liberação dos meus documentos.
Atualmente curso o 3° período de Ciências Contábeis, numa faculdade no interior do Rio de Janeiro e nessa semana entrei com um pedido de transferência, só que era preciso pagar algumas taxas pela liberação desses documentos, o Plano de Ensino das matérias que cursei é cobrada uma taxa de R$ 2,50 por matéria totalizando o valor de R$60,00 mais uma declaração simples de matrícula R$ 12,50 e para retirar meu histórico teria que pagar mais uma taxa de R$22,50.

É correto cobrar essas taxas ou esses valores são abusivos ?

Aguardo resposta.
Muito Obrigada!

Abraços.

Boa tarde, Érica!

Infelizmente não sei te dizer se essas cobranças são abusivas, seria aconselhável consultar um advogado para verificar. Mas uma coisa posso te dizer, também fiz faculdade e tudo que está sendo cobrado na sua, na minha também foi cobrado.

Abraços,
Eveh

Olá Eveh,
Boa Noite!

Eu conversei com um advogado e a faculdade tem o direito de cobrar por esses serviços, pois estou em curso, se estivesse terminado realmente seria uma cobrança abusiva.

Muito obrigada pela sua atenção !

Abraços,
Érica

Bom dia, Érica!

Muito obrigada por ter postado. Sua conversa com o advogado vai ajudar muito os próximos leitores.

Agradecemos muito!

Abraços,

Eveh

Tenho um débito com uma faculdade de um curso que iniciei há alguns anos atrás, porém agora passei pelo PROUNI, a faculdade pode me proibir de cursar devido o débito anterior?

Boa tarde, Marcos!

Desculpas, mas não consegui compreender claramente uma coisa, você está tentando ingressar na mesma faculdade com o PROUNI onde já tem um débito?
Caso seja esse o seu caso, será bem díficil da faculdade liberar, pois eles são muito rigorosos nesses processos de bolsas e liberação de algum benefício ao aluno.
Já se o seu caso é outro ai vai depender muito mesmo de cada universidade, mas fique atento, pois eles são MUITO RIGOROSOS qualquer mentira ou falta de documento, você está fora.

Abraços,

Eveh

Gostaria de saber se eu sou obrigada a pagar o diploma. Terminei a facul,em 2006. Preciso, digo sou obrigada a pagar o meu diploma? Obrigada se consegui responder minha pergunta e tenha um bom dia.

Bom dia, Adriana!

Até a ultima vez que tinha pesquisado sobre isso, o diploma podia ser cobrado sim, mas não os valores abusivos como era antigamente, se não me falha a memória é em torno de R$ 74,00 (o ideal é confirmar). Tem algumas faculdades que disponibiliza um diploma gratuitamente (sendo que esse será mais simples) e os outros são cobrados normalmente.

Abraços,

Eveh

Olá Eveh td bem?

Será que você pode me tirar uma dúvida, seguinte a Faculdade pode cobrar pela prova de 2ª chamada mesmo eu tendo levado um atestado médico? existe alguma lei amparando isso?

obrigada.

Gostaria de saber se eu posso participar da colaçao de grau devendo alguma materia?

Boa Noite!!!

Gostaria de saber se a faculdade pode impedir alunos de colar grau caso esteja devendo algumas matérias??? Segundo a faculfade saiu uma portaria no MEC que a impede de liberar… isso é verdade???

Obrigada.

Boa tarde, Paula!

Desculpa a demora para responder. Já fiz faculdade e passei por uma situação semelhante, a faculdade não cobrou a segunda prova, devido o comprovante médico justificando a minha falta.

Abraços,

Eveh

Boa tarde, Camila!

Desculpa a demora na resposta.

Acredito que não, pois geralmente as faculdade nem deixam você ir por último semestre devendo matéria. Acredito que essas normas mudam de faculdade para faculdade.

Abraços,

Eveh

Olá Lisa

A faculdade não pode negar de lhe entregar nenhum documento por inadimplencia, nem mesmo o diploma.
Sou advogada e ninguém pode negar o fornecimento de documentos, que é direito da pessoa.

Atenciosamente

sou aluno da fmu ,gostaria de sabe quantas dps posso pegar por semestre para nao repetir

Olá…. Minha faculdade nao quer aceitar meu atestado medico e muito menos me da a prova de 2ª chamada… existi alguma lei que possa me amparar quanto a issu???

Boa Noite,

sou estudante do 8º semestre – 2009.2 e mim formaria agora em dezembro, mas tenho uma matéria do 2º semestre pendente, a nossa solenidade será em abril/2010, mas o coordenador do curso mim disse q ñ teria curso de verão para essa matéria, então teria q cursar essa matéria no curso regular 2010.1( fevereiro a junho) mas o problema é q a formatura é antes da data de conclusão da matéria e nesse caso vc mim recomendaria fazer o q?

Olá!

Aos que perguntaram sobre colar grau devendo matérias, aí vai: existe a possibilidade de entrar com um mandado de segurança. O que acontece é que o aluno irá participar da colação simbolicamente, sendo que só receberá o diploma quando concluir todas as atividades relativas ao curso. Conheço várias pessoas que colaram grau assim, mas nem sempre todos conseguem. Com o mandado deferido, a faculdade será obrigada a aceitar que o aluno cole grau mesmo que de maneira simbólica.
Espero ter ajudado!

Boa noite!

Tranquei a minha matrícula no segundo semestre, logo em seguida fui várias vezes tentar junto a secretaria ativar a minha matrícula.
O problema é que negaram a ativação no final do semestre depois de eu ter feito todas as provas.

Tem algo que eu possa fazer judicialmente, pois meu nome consta nas listas de chamadas.

Obrigado.

Olá!

Gostaria de saber se o finaciamento de 50% da Bolsa Prouni, utilizando o Fies fica disponivel para mim já que estou com nome no SPC, Serasa.

Aguardo retorno.

oi fui contemplada com a bolsa faço faculdade de biologia na FTC gostaria de mim tranferir externa para ufba ou uneb?
sera que e for possivel mudar de curso pela transferencia?
quantas vezes pode ser transferido?

Ola eu estou tentando trocar de faculdade, de design grafico tecnologo pra design bacharel , mas a faculdade a qual tem design bac. quer cobrar 40,00 reais pra analisar se pode haver a eliminaçao de materias , gostaria de saber se isso e correto obrigado e ate mais.

boa tarde!

Na faculdade onde estudo é cobrada uma taxa de 10% do valor da mensalidade para se fazer segunda chamada de prova.
Isso é permitido? Nem em casos de doença o aluno fica isento desta taxa.

att…

Olá, boa noite, terminei meu curso no final do ano passado, tenho um débito coma faculdade de 1 semestre e alguns cheques devolvidos de uma acordo que não pude quitar, fiquei desempregada, e atualmente estou sem emprego, mas vou prestar concurso e preciso do Diploma, queria saber se a faculdade pode não querer me entregar meu diploma, ou se tenho direito de recorrer para conseguir tê-lo.

Boa Noite, gostaria de saber se existe alguma lei que possa o aluno não fazer colação de grau, por esta devendo documentos. Tipo: Historico de 2 grau? Se tiver gostaria de saber o numero da lei
beijuss

Gostaria de saber se posso colar grau,mesmo possuindo débitos referente ai ultimo semestre com a faculdade? pois ja fiz o pedido a faculdade e ate hje nao obtive nenhuma resposta por parte deles.

Rafaela,

Infelizmente não sou advogada, não conheço muito de lei, mas fiz faculdade e teve várias pessoas com problema de débito, todas não conseguiram pegar o diploma enquanto não quitaram toda a divida.

Abraços,

Eveh

Luciana,

Em caso de doença se você levar atestado médico fica isenta a essa taxa.
Referente se esse valor é abusivo, não sei lhe informar.

Abraços,

Eveh

Douglas,

Tem faculdade que realmente cobra um valor para analise do currículo, mas a maioria não cobra nada.

Abraços,

Eveh

Camila,

É difícil responder a sua pergunta, pois tudo precisa de uma analise deles mesmo.

Abraços,

Eveh

Boa noite.

Gostaria de saber se há alguma cláusula, regra sobre transferência interna de faculdade.
Fazia de manha em uma faculdade, me transferi para noite pela mesma faculdade só que em outro campus, só que agora aconteceu algumas mudanças no meu trabalho e quero voltar para manhã. So que a atendente me falou que transferência vale por um semestre.
Gostaria de uma resposta

Juliana

Óla
Estou cursando o segundo semestre de gestão de qualidade, só que agora fiquei desempregada, gostaria de saber se é verdade que tem uma lei que fala que posso ficar sem pagar a faculdade por três mese se eu conseguir provar que estou desempregado.

Boa noite,
Terminei minha faculdade em 2004 só entreguei meu projeto no final do ano seguinte. E até hoje não consegui colar meu grau, uma hora é por que meus documentos estão faltando, outra por causa da grade. Eu já não sei mas o que fazer.

Olá,
Eu gostaria de saber se tem alguma lei de valores ou porcentagem que devem ser cobrado na DP? Minha DP o valor total dela é duas vezes o valor da minha mensalidade. POde ser cobrado esse valor?

Posso requerer todo o meu histórico na Faculdade? eles podem se recusar a entregar meus documentos por eu estar inadimplente

A faculdade pode negar um atestado médico mesmo contendo CID tudo certinho? e se negar posso recorre?

Bom dia!

Gostaria de saber se o aluno que tenta negociar sua divida na faculdade e a faculdade não da nenhum meio de negociação só com pagamento avista.Se o aluno transfirir de faculdade ela tem direito de por o nome do aluno no SERASA?

Boa tarde, fiz a inscrição na facudade UDF , para a prova tradicional dia 12/12, porem eles mudaram a data da prova do dia para noite, mandaram uma menssagem no dia 11/11 as 08:30 da manha avisando que a prova seria no dia 11/11 as 10 da manha, ou seja tinha menos de 2 horas para chegar ao local da prova, sendo que moro longe do local da prova, quais direitos tenho e o que fasso para recorrer?

Bom dia,

Eu paguei a minha rematricula, porém ainda falta 30 dias para o inicio das aulas. Assim se eu solicitar uma transferencia externa a faculdade pode ficar com o valor total da rematricula?

Obrigada.

OI
ESTAVA ADIMPLENTE E NO PERIODO DE REMATRICULA A FACULDADE NÃO DISPONIBILIZOU O BOLETO PELO SITE NO PRAZO.

INFORMEI NO SAC DA FACULDADE, PORÉM, QUANDO DISPONIBILIZOU ME IMPEDIU E FAZÊ-LA POR TER PERDIDO O PRAZO.
ASSIM PERDI O SEMESTRE E O CURSO FOI EXTINTO, POIS EU ERA DA ULTIMA TURMA. O QUE FAÇO?
ESTE CURSO NÃO TEM EM TODAS AS FACULDADES???

Boa tarde!

Me formei em dezembro, e até o momento a faculdade não tem previsão da colação de grau, disse que talvez será no final de abril, a faculdade tem prazo para realizar a colação já que eu só posso pegar meu diploma depois que colar grau?

Boa tarde!

Me orientem por favor: meu filho recebeu da faculdade uma declaração da conclusão do curso, para a empresa na qual ele trabalha. Dias depois, disseram que ele havia ficado em dependência e não poderia colar grau. Isso é correto?

Deixe uma resposta

Calendário

novembro 2007
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

